skip to main | skip to sidebar
  • Início
  • Administrar blog

A Engolidora de Livros

  • RSS
  • Facebook
  • Twitter
domingo, 18 de março de 2012
Postado por Eleonora às 21:46 2 comentários

Medo Inglês e Arquivos Americanos

 
Susan Hill
Susan Hill é autora de 36 livros para jovens e adultos, e recebeu o Smarties Prize por Can It Be True. Susan tem duas filhas adultas e vive em um sítio em Gloucestershire, Inglaterra, com o marido e três Border Terriers.
Este foi o meu primeiro encontro com esta autora. Seu Livro A Mulher de Preto, que inclusive virou filme que esteve em cartaz no mês de fevereiro, foi escolhido por mim casualmente na livraria Ateneu em Buenos Aires, e que casualidade boa esta...ela escreve com classe e tem um poder descritivo invejável....sem dúvida, vou buscar outros livros desta autora que tem vários sucessos editados,,,Gostei demais!



Arthur Kipps, um jovem advogado, é chamado para acompanhar o funeral da Sra. Alice Drablow, a única moradora da Casa do Brejo da Enguia, localizada em uma região remota da Inglaterra. Enquanto trabalha na isolada propriedade, Kipps descobre trágicos segredos ocultados por suas janelas fechadas. Ao vislumbrar uma jovem e sofrida mulher vestida de preto, uma arrepiante sensação de desconforto começa a tomar conta dele, um sentimento que cresce com a relutância dos moradores locais em falar sobre a estranha figura – e seu terrível propósito.
A forma escolhida para narrar esta história de fantasmas é muito criativa e envolvente, além das fantásticas descrições das paisagens inglesas. 



Os fãs em geral de literatura policial mista de ação e psicologia e em particular do detetive californiano Lew Archer, criação do escritor Ross Macdonald, pseudônimo literário do americano criado no Canadá Kenneth Millar (1911-1983), vão achar precioso o volume Os Arquivos de Archer, que reúne contos publicados em vida de Macdonald e inéditos achados depois de sua morte. Archer se transformou em Lew Harper no filme Harper, com Paul Newman, pois o ator achava que nomes começados com a letra H davam sorte, e foi Lew Millar em uma série de televisão, além de propriamente Lew Archer em outras séries.
O nome Lew Archer é uma dupla homenagem a escritores que Macdonald apreciava: o Lew vem de Lew Wallace, criador do célebre personagem corredor de biga no antigo Império Romano, Ben-Hur. E o Archer lembra Miles Archer, sócio do detetive particular Sam Spade, este o principal personagem do famoso romance O Falcão Maltês, do escritor Dashiell Hammett. 
 
Como o próprio Macdonald, Archer é rebento de uma família californiana disfuncional, desfeita pelo abandono do pai e marido. No caso do detetive, isso o transforma num adolescente perturbado, que se torna um pequeno delinquente, mas é regenerado pela influência de um policial veterano. O próprio Archer se torna policial, em Long Beach, na Califórnia, mas se revolta com tanta corrupção que testemunha entre seus colegas e acaba sendo demitido. Na Segunda Guerra Mundial, serve como agente de contraespionagem do Exército dos Estados Unidos.

Sunset Strip, onde Archer mantém seu escritório

Tornado detetive particular, Archer atua nos chamados subúrbios em expansão então, nos anos 1950, no Sul da Califórnia, equivalentes aos chamados condomínios no Brasil, ou a bairros como Alphaville. Em termos de ficção policial, o criador Ross Macdonald e a criatura Lew Archer se inserem na longa transição efetuada a partir da primeira tradição do gênero, baseada no raciocínio lógico, dedutivo e indutivo, em que cérebros geniais como Sherlock Holmes, de Conan Doyle, e Hercule Poirot e Miss Marple, de Agatha Christie, deslindam tramas a partir de pistas, a tradição de textos literários policiais intelectualizados tipicamente ingleses, para a segunda tradição do gênero.
Nesta segunda tradição, com o gênero policial tornado tipicamente americano, o essencial são as ações físicas dos detetives durante suas investigações, particularmente procurando indivíduos desaparecidos ou objetos preciosos sumidos, muitas vezes envolvidos em lutas corporais violentas e em tiroteios. Tudo isso, porém, é finamente temperado por análises psicológicas mais ou menos profundas. Essa tradição foi iniciada por Dashiell Hammett e desenvolvida pelo famoso autor Raymond Chandler, em especial em seu personagem Philip Marlowe, que foi a primeira inspiração de Ross Macdonald.
Imperdível.....você que ama o genero não pode deixar de ler estes maravilhosos contos!



Ross Macdonald

Ele foi autor de dezoito livros considerados como a melhor série policial já escrita por um norte-americano.Macdonald também escreveu vários romances e contos envolvendo o seu detetive sulcaliforniano Lew Archer.



E claro, se você quiser estes livros, procure o Paulo na Livraria Londres!  Osvaldo Aranha, 1182, Porto Alegre, Brasil. Telefone 33124582.
Parte de resenhas da editoras Novo Século e Record









Marcadores: Ross MacDonald, Susan Hill Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

2 Responses so far.

  1. Anônimo says:
    31 de março de 2012 às 13:37

    Oi Eleonora,
    Gostei muito da Susan Hill.
    Estilo conservador, elegante e
    dá o recado com exatidão. A Mulher de
    Preto assusta, porque parece verossí-
    mil demais. Pena que não traduzam ou-
    tros títulos promissores como: The
    shadows in the street, The risk of
    Darkness e The vows of Silence...
    Quanto ao Ross, muuuuito bem.
    Adoro os antigões.
    Abraços Paulo

  2. Aline T.K.M. says:
    14 de maio de 2012 às 05:59

    Olá, venho dizer que trombei com seu blog por acaso e gostei bastante do post. Acabei não assistindo ao filme A Mulher de Preto, mas mais curiosa que estava para vê-lo, estou para ler o livro. A sinopse me atraiu desde o primeiro momento.

    abraço,

    escrevendoloucamente.blogspot.com

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga
Assinar: Postar comentários (Atom)

Seguidores

Sobre mim

Minha foto
Eleonora
Ver meu perfil completo
Impressões e sensações.
Estou no centro de Porto Alegre, em plena Praça(espedaçada)da Alfândega.E Aqui, começa, uma conversa sem interlocutor...um solilóquio...Hoje esta meio frio,meio úmido,e é quase o meio do ano...Minhas novidades vem dos livros, eles tem me acompanhado desde de sempre e desde sempre penso em começar a escrever. Afinal sou meio jornalista, meio poeta e estou prá lá do meio da minha vida...então neste meio outono ou meio inverno...vou finalmente começar...

Postagens populares

  • Camila Läckberg, uma sueca que faz sucesso em 30 países
    Camilla Läckberg nasceu em 1974, em Fjällbacka, Suécia . Antes de se tornar uma das mais conhecidas escritoras de romances policiais do mund...
  • Dois livros pra quem gosta de fortes emoções
    Se prepare!!!!Este é um lirvo eletrizante....Paul Cleave tira o folêgo de seus leitores com uma história de arrepiar!!!! Edward Hunter te...
  • A Pecadora e A Estrela do Diabo, dois livros para devorar!
    Dois estilos diferentes, mas muito bons... Petra Hammesfahr A Pecadora de Petra Hammesfahr  é um livro perturbador, um thriller psicológic...
  • C.J.Sanson,um grande contador de histórias
                                            .C.J. Sansom ,inglês e doutor em história recria a Londres do século XVI É simplesmente encantador...
  • Sangue no Inverno : 31 graus abaixo de zero....Que tal?
    Linköping - Suécia Neste verão escaldante, nada como ler e transportar-se para a fria Suécia, há 31 graus abaixo de zero. Fria, mas muito q...

Facebook

Eleonora Rizzo

Criar seu atalho

Atalhos

Andrea Camilleri (1) Andrew Vachss (1) Arnaldur Idridason Joan Theorin (1) Asa Larsson (1) Bicho Carpinteiro (1) c.j. sansom (1) Camila Lackberg (1) Chelsea Caim (1) Cláudia Tajes (1) Cristina Livramento (1) Dennis Lehane (2) Donna Leon (1) Eleonora Rizzo (1) Fred Vargas (1) Frederick Forsyth (1) Graham Greene (1) Henning MankellNesbo Jo (1) Ian Rankin e John Verdon (1) James Elloy (1) James Patterson (1) Jean-claude Izzo e Petros Markaris (1) Jean-Pierre Alaux e Nöel Balen (1) John Sandford (1) LARS KEPLER (1) Laura Lippman e Arnaldur idridason (1) Lawrence Block (1) Leonardo Padura Fuentes e Jose Latour (1) Livraria Londres (1) Luiz Alfredo Garcia-Roza (1) Manuel Vazquez Montalban (1) Matt Rees e Harlan Coben (1) Michael Connelly (2) Mons Kallentoft (1) os maravilhosos escritores gelados (1) PAUL CLEAVE (1) Petra Hammesfahr e Jo Nesbo (1) primeira impressão (1) Ricardo Piglia (1) Roslund e Hellstrom (1) Ross MacDonald (1) São Paulo Notas de Amor e Saudades (1) sensação 1 (1) sensações 2 (1) Stiag Larsson (1) Susan Hill (1) Tami Hoag (1) Val Mac Dermid (1) Val McDermind (1)

Visitantes

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.
 
 
© 2011 A Engolidora de Livros | Designs by Fab Themes & Web2feel

Bloggerized by DheTemplate.com & WordPress Theme 2 Blog