skip to main | skip to sidebar
  • Início
  • Administrar blog

A Engolidora de Livros

  • RSS
  • Facebook
  • Twitter
segunda-feira, 4 de julho de 2011
Postado por Eleonora às 17:06 6 comentários

Dois Cubanos cheios de charme

 

Jose Latour( segurando seu último lançamento, ainda não traduzido para o português)

Nasceu em havana em 1940, durante a Revolução Cubana chegou ao poder e trabalhou durante alguns anos no Ministério da Fazenda.Quando decidiu se dedicar exclusivamente a literatura, escreveu livros que foram considerados contra revoluvionários. Hoje ele vive no Canadá , ganhou vários prêmios por seus livros que na maioria da vezes falam sobre seu país.






Em MUNDOS SUJOS, mais um título da Coleção Negra, dedicada aos mestres da ficção noir, Latour mostra porque foi recebido de braços abertos no berço do gênero. De Havana a Miami, a trama analisa a ligação entre cubanos e americanos sob um prisma pouco usado e mostra o que significa ser latino em qualquer uma das duas cidades nas últimas quatro décadas. Muito bom, foi o primeiro traduzido.




Apresentado ao público brasileiro em Mundos sujos, indicado a vários prêmios literários, incluindo o Anthony Award e o Edgard Allan Poe, Latour cria em ESCONDIDO EM HAVANA um suspense que desafia rótulos e gêneros. Anos atrás, um simpatizante de Batista escondeu uma fortuna em diamantes em um apartamento de Havana. Agora um falso casal, formado por uma argentina e um americano, chega a Cuba para procurar as jóias a pedido do filho cego do homem que as ocultou.
Este é o meu preferido, vale a empreitada!




Leonardo Padura Fuentes

Nascido em Havana, em 1955, trabalhou quinze anos como jornalista e em 1995 passou a se dedicar exclusivamente à literatura. Seus romances com o personagem Mario Conde valeram-lhe inúmeros prêmios em Cuba e no exterior, entre eles, duas vezes, o Prêmio Internacional Dashiell Hammett de melhor romance em língua espanhola e o Café de Gijón, em 1995. Padura Fuentes destacou-se com a tetralogia As quatro estações, composta de Paisaje de otoño, Passado perfeito, As máscaras e Ventos de Quaresma.



Chamado para investigar o caso de um travesti assassinado num bosque de Havana, o detetive Mario Conde aproxima-se de um suspeito que é em tudo o seu oposto. As pistas levam os dois aos subterrâneos da cidade, um mundo decadente, sensual e transgressor no qual uma verdade sinistra é lentamente revelada.
Este foi o primeiro livro que li deste talentoso cubano, me apaixonei pela sua narrativa instigante e por seu personagem principal Mario Conde, que não deve nada para os mais famosos detetives consagrados da literatura americana e européia.
Este livro é uma delícia, cheio de mistério e revelações!


O sumiço de um importante funcionário do governo cubano leva o detetive Mario Conde a reencontrar uma grande paixão. A partir daí, o autor constrói duas tramas paralelas: a busca de um desaparecido e a revanche pessoal de Mario Conde para reviver, e mesmo corrigir, seu passado



Havana, 1989. A rotina do detetive Mario Conde é quebrada por dois episódios que chegam com os ventos característicos da Quaresma: a tonitruante paixão pela ruiva Karina, que conheceu casualmente por causa de um pneu furado, e o assassinato de Lissette Núñez Delgado, jovem professora de química de um colégio de Havana.
Para resolver o mistério do assassinato de Lissette - espancada e asfixiada com uma toalha após uma festa regada a álcool, sexo e drogas em seu apartamento -, Conde terá de percorrer um longo caminho, em que será impulsionado por dois elementos: o questionamento de sua própria vida, opondo o sonho de ser escritor à sua realidade de policial, oposição posta em ebulição pela furtiva Karina; e o instinto policial, que lhe diz a todo momento que a solução do caso está inevitavelmente ligada à origem da droga encontrada no apartamento de Lissete.
Este é um livro  muito bom!






Cuba , esta ilha maravilhosa, tem nos presenteado como excelentes artistas em todas as áreas, músicos, cantores, artistas plásticos, atores e escritores, todos nos proporcionando uma visão muito particular do mundo. Os romancistas policiais não ficam atrás, são excelentes contadores de histórias e nos encantam com as particularidades da vida cubana, suas paisagens, seus modos, sua política.Aqui, destaquei dois talentos, Leonardo Padura Fuentes e Jose Latour. Um romântico e delicado, cheio de incursões no profundo de seus personagens, outro, mais afeito ao cotiano real e duro da vida mas não menos sensível e cativante.Gosto muito dos dois e das suas diferenças, são dois talentosos escritores que valem e muito a leitura de seus livros.


Parte das resenhas copiadas da editora Companhia das Letras e Editora Record
Estes livros você encontra na Livraria Londres Tel 33124582- Fale com o Paulo!
Marcadores: Leonardo Padura Fuentes e Jose Latour Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

6 Responses so far.

  1. Os Olhos de Alice says:
    4 de julho de 2011 às 19:02

    Li escondido em Havana e adorei!!!

  2. laksmii says:
    5 de julho de 2011 às 12:11

    Eleonora, estou curtindo as dicas de livros, me despertando novamente para ler ficcçao...beijos

  3. Eleonora says:
    5 de julho de 2011 às 14:47

    Alice!
    Agora tens que ler os outros!!!
    Bjs
    Eleonora

  4. Eleonora says:
    5 de julho de 2011 às 14:48

    Que bom Xará!!!
    Espero que gostes das minhas indicações
    Bjs!
    Eleonora

  5. Sexo c/ Amor? says:
    5 de julho de 2011 às 20:12

    que maravilha de indicações. eu sempre quis conhecer Cuba, beber no bar que o Ernest Hemingway frequentava, conhecer as lindas praias e fumar um Cohiba. O charuto eu já experimentei, graças a ti...hehehe mas, não foi em Cuba.

  6. beatriz azevedo says:
    14 de julho de 2011 às 14:41

    o padura eu já li mas sei lá não curti muito não. vou tentar o padura então! abrazo!

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga
Assinar: Postar comentários (Atom)

Seguidores

Sobre mim

Minha foto
Eleonora
Ver meu perfil completo
Impressões e sensações.
Estou no centro de Porto Alegre, em plena Praça(espedaçada)da Alfândega.E Aqui, começa, uma conversa sem interlocutor...um solilóquio...Hoje esta meio frio,meio úmido,e é quase o meio do ano...Minhas novidades vem dos livros, eles tem me acompanhado desde de sempre e desde sempre penso em começar a escrever. Afinal sou meio jornalista, meio poeta e estou prá lá do meio da minha vida...então neste meio outono ou meio inverno...vou finalmente começar...

Postagens populares

  • Camila Läckberg, uma sueca que faz sucesso em 30 países
    Camilla Läckberg nasceu em 1974, em Fjällbacka, Suécia . Antes de se tornar uma das mais conhecidas escritoras de romances policiais do mund...
  • Dois livros pra quem gosta de fortes emoções
    Se prepare!!!!Este é um lirvo eletrizante....Paul Cleave tira o folêgo de seus leitores com uma história de arrepiar!!!! Edward Hunter te...
  • A Pecadora e A Estrela do Diabo, dois livros para devorar!
    Dois estilos diferentes, mas muito bons... Petra Hammesfahr A Pecadora de Petra Hammesfahr  é um livro perturbador, um thriller psicológic...
  • C.J.Sanson,um grande contador de histórias
                                            .C.J. Sansom ,inglês e doutor em história recria a Londres do século XVI É simplesmente encantador...
  • Sangue no Inverno : 31 graus abaixo de zero....Que tal?
    Linköping - Suécia Neste verão escaldante, nada como ler e transportar-se para a fria Suécia, há 31 graus abaixo de zero. Fria, mas muito q...

Facebook

Eleonora Rizzo

Criar seu atalho

Atalhos

Andrea Camilleri (1) Andrew Vachss (1) Arnaldur Idridason Joan Theorin (1) Asa Larsson (1) Bicho Carpinteiro (1) c.j. sansom (1) Camila Lackberg (1) Chelsea Caim (1) Cláudia Tajes (1) Cristina Livramento (1) Dennis Lehane (2) Donna Leon (1) Eleonora Rizzo (1) Fred Vargas (1) Frederick Forsyth (1) Graham Greene (1) Henning MankellNesbo Jo (1) Ian Rankin e John Verdon (1) James Elloy (1) James Patterson (1) Jean-claude Izzo e Petros Markaris (1) Jean-Pierre Alaux e Nöel Balen (1) John Sandford (1) LARS KEPLER (1) Laura Lippman e Arnaldur idridason (1) Lawrence Block (1) Leonardo Padura Fuentes e Jose Latour (1) Livraria Londres (1) Luiz Alfredo Garcia-Roza (1) Manuel Vazquez Montalban (1) Matt Rees e Harlan Coben (1) Michael Connelly (2) Mons Kallentoft (1) os maravilhosos escritores gelados (1) PAUL CLEAVE (1) Petra Hammesfahr e Jo Nesbo (1) primeira impressão (1) Ricardo Piglia (1) Roslund e Hellstrom (1) Ross MacDonald (1) São Paulo Notas de Amor e Saudades (1) sensação 1 (1) sensações 2 (1) Stiag Larsson (1) Susan Hill (1) Tami Hoag (1) Val Mac Dermid (1) Val McDermind (1)

Visitantes

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.
 
 
© 2011 A Engolidora de Livros | Designs by Fab Themes & Web2feel

Bloggerized by DheTemplate.com & WordPress Theme 2 Blog