skip to main | skip to sidebar
  • Início
  • Administrar blog

A Engolidora de Livros

  • RSS
  • Facebook
  • Twitter
domingo, 26 de junho de 2011
Postado por Eleonora às 18:45 6 comentários

Um psicanalista na porta da cadeia

 

Conheci Luiz Alfredo Garcia-Roza há muitos anos, foi em 1997, ele  me foi apresentado pela psicóloga e amiga Ana Paula Terra Machado que o trouxe do Rio de Janeiro para fazer lançamento de seu primeiro livro em Porto Alegre e participar de um simpósio sobre teoria psicanalítica. Fizemos os autógrafos no Restaurante  Birra e Pasta do Praia de Belas Shopping, O livro era O Silêncio da Chuva, sua estréia na ficção; pois na época já tinha escrito 8 livros sobre filosofia e psicanálise... me apaixonei de cara! Um homem encantador e um escritor talentosíssimo!
 Eu muitas vezes ficava controlando a saída dos pratos no Restaurante Birra onde trabalhava, e ali, na Boqueta, como chamamos este espaço, devorei em algumas horas a primeira aventura do inspetor Espinosa , personagem criado por Garcia Roza e que se tornou o centro de seus próximos e ótimos livros. Garcia-Roza é formado em filosofia e psicologia e foi por 35 anos professor, coordenando inclusive, um curso de pós graduação em teoria da psicanálise no Rio de Janeiro.
Alfredo, não deve nada para os melhores escritores de policias do planeta. Ele ambienta seus romances entre os bairros de Copacabana e Peixoto, onde mora o seu inspetor e faz deliciosas descrições do Rio de Janeiro, praças, restaurantes , botecos e ruas. Espinosa é dono de uma personalidade instrospectiva e fascinante e seus casos são recheados histórias humanas e muito bem desenhadas.



O primeiro romance policial de Garcia-Roza, vale a viagem, é uma delícia!
No centro do Rio de Janeiro um executivo é encontrado morto com um tiro, sentado ao volante de seu carro. Além do tiro, único e definitivo, não há outros sinais de violência. É um morto de indiscutível compostura. Mas isso não ajuda: ninguém viu nada, ninguém ouviu nada.O policial encarregado do caso, inspetor Espinosa, costuma refletir sobre a vida (e a morte) olhando o mar sentado em um banco da praça Mauá. No momento tem muito sobre o que refletir. De um lado, um morto surgido num edifício-garagem; de outro, a incessante multiplicação de protagonistas do drama. Tudo se complica quando ocorre outro assassinato e pessoas começam a sumir.




Depois do sucesso de O silêncio da chuva, Luiz Alfredo Garcia-Roza volta com o policial Espinosa. O recém-promovido delegado de Achados e perdidos continua o homem reservado do tempo da delegacia da praça Mauá, no centro do Rio.
Do Espinosa de antes, o leitor reconhecerá o constrangimento por falhar na proteção a um sem-nome, um desses meninos que infestam a noite e as ruas de Copacabana. Mas verá que, menos melancólico, ele se tornou também um homem de ação. Em Achados e perdidos o delegado Espinosa encontrou-se com a plena maturidade profissional.
Fiquei com medo de ler o segundo livro, pois tinha gostado tanto do primeiro....mas não houve decepção, pelo contrário, fiquei surpresa!





Copacabana, Rio de Janeiro. Dois policiais são executados em curto espaço de tempo. Suas mortes têm muito em comum. Ambas as vítimas eram tiras de segundo escalão, com carreiras medíocres. Foram eliminados pelo mesmo homem, um assassino que dispara à queima-roupa e não deixa rastro. O mundo policial entra imediatamente em rebuliço. O delegado Espinosa tem poucos elementos para desvendar o caso, mas sabe que quem cometeu os crimes tem uma motivação forte. Se matar um tira não costuma nunca ser um bom negócio.
Percorrendo as ruas de sua geografia predileta, entre os bairros do Leme e de Copacabana, o delegado vai se deparar com outras mortes e com uma mulher enigmática e insinuante, casada com um figurão da área econômica do governo federal.
Para  mim este é um dos melhores, Garcia-Roza no seu auge!Demais!



Um menino de dois anos, filho de diplomata, brinca na praia de Copacabana sob os olhos vigilantes da babá. Ele tem uma das mãos ocupada com uma pá, que carrega com orgulho, e a outra entretida em recolher objetos do chão. Quando avista um morrote de areia, resolve pôr o utensílio de plástico em ação e começa a cavar. Até que encontra um corpo.
Esse seria mais um caso para o inspetor Espinosa - se Luiz Alfredo Garcia-Roza não tivesse decidido dar um descanso ao personagem de seus cinco romances anteriores.
Uma história muito estimulante, este é daqueles que não dá para parar de ler!




O delegado Espinosa está de licença. Recupera-se de uma facada que por pouco não acaba com sua vida. Por isso, quando uma bela mulher o procura para pedir sua proteção, ele trata de ajudá-la em caráter não oficial. Só não sabe que ela é a ponta de um labirinto de interesses, manipulações e mentiras.
Este foi último livro lançado por Garcia-Roza em 2009, Estou ansiosa esperando o próximo!!


Resenhas adaptadas da editora Companhia das Letras
Se você se interessar em ler Garcia-Roza, vai encontrá-lo na Livraria Londres.
Ligue para o Paulo ele pode encontrar qualquer livro prá você!
Livraria Londres 33124583

Sou portuguesa e em março fui ao Rio durante uma semana, como gosto muito de ler perdi muito tempo em livrarias...ao olhar vi este livro de capa não muito atraente mas com um titulo curioso, comprei, li e amei...vou tentar encontrar mais livros deste autor porque é sem dúvida um dos melhores policiais que li em toda a minha vida e olhem que li muitos. aconselho dois excelentes escritores: Patricia D. Cornwell e Henning Mankell, este ultimo é sueco e muito bom.
Isabel Rebelo, Lisboa, 18/01/2003
Avalie este comentário
Gostaria de deixar registrado, mais uma vez, a minha opinão a respeito de um livro de Garcia-Roza.Realmente é muito interessante poder acompanhar a carreira de um escritor obedecendo a cronologia de sua obra. Garcia-Roza está construindo uma percurso transparente e inebriante. Conseguimos acopanhar seu amadurecimento, como escritor policial, e ao mesmo tempo acompanhar o amadurecimento de seu personagem principal. Espero que o detetive Espinoza melhore seu desempenho profissional, mas que não perca seu estilo. Em "Uma Janela em Copacabana", o autor expõe mais os pensamentos, desejos e ambições deste detetive e espero que isso aumente nos próximos livros.
Alessandra Veiga, Belo Horizonte, 07/01/2002
Avalie este comentário
Ao decidir rever o Rio minha decisão mais acertada foi pôr na mala os quatro volumes desse tão comentado autor, que ambientou seus policiais nos trópicos. Foi ótimo conhecer o detetive Espinoza (e o senhor Garcia-Roza) em seu habitat. Encadeei, claro, a leitura desde "O Silêncio da Noite" até "Uma Janela em Copacabana" (este último lido já em Beagá, na virada de ano, com uma pequena pausa para apreciar o foguetório da varanda).
Adriano Carvalho, Belo Horizonte, 05/01/2002
Avalie este comentário






Marcadores: Luiz Alfredo Garcia-Roza Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

6 Responses so far.

  1. Os Olhos de Alice says:
    27 de junho de 2011 às 09:20

    os livros devem ser maravilhosos
    deu vontade de ler...mas tenho uma pilha enorme de livros me esperando...depois que eu terminar quero ler

  2. Anônimo says:
    30 de junho de 2011 às 09:52

    Já li todos os livros dele. São realmente muito bons. Vale a pena.
    Carlos Fernando Costa

  3. Anônimo says:
    2 de julho de 2011 às 13:51

    Eleonora, seu blog tá aquecendo este inverno.
    Vem aí :
    - Nove Dragões, do Connelly, com Harry Bosch
    E em pocket, pela Bestbolso(grupo Record):
    -Dália Negra de James Ellroy e
    -Los Angeles, Cidade Proibida, também do Ellroy,
    ambos esgotados, e agora em edição econômica!
    A B R A Ç O S do pAULo

  4. Anônimo says:
    3 de julho de 2011 às 19:23

    Que bom Paulo...estou ansiosa pelos novos lançamentos!!!!A Livraria Londres terá todos estas reedições à disposição!
    Um abraço
    Eleonora

  5. Anônimo says:
    3 de julho de 2011 às 19:25

    Carlos! Acho que estás como eu,,,esperando um novo livro do Garcia-Roza! Um abraço!
    Eleonora

  6. Anônimo says:
    3 de julho de 2011 às 19:26

    Alice...corre...leia logo estes livros que estão te esperando ansiosamente!
    Bjs
    Eleonora

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga
Assinar: Postar comentários (Atom)

Seguidores

Sobre mim

Minha foto
Eleonora
Ver meu perfil completo
Impressões e sensações.
Estou no centro de Porto Alegre, em plena Praça(espedaçada)da Alfândega.E Aqui, começa, uma conversa sem interlocutor...um solilóquio...Hoje esta meio frio,meio úmido,e é quase o meio do ano...Minhas novidades vem dos livros, eles tem me acompanhado desde de sempre e desde sempre penso em começar a escrever. Afinal sou meio jornalista, meio poeta e estou prá lá do meio da minha vida...então neste meio outono ou meio inverno...vou finalmente começar...

Postagens populares

  • Camila Läckberg, uma sueca que faz sucesso em 30 países
    Camilla Läckberg nasceu em 1974, em Fjällbacka, Suécia . Antes de se tornar uma das mais conhecidas escritoras de romances policiais do mund...
  • Dois livros pra quem gosta de fortes emoções
    Se prepare!!!!Este é um lirvo eletrizante....Paul Cleave tira o folêgo de seus leitores com uma história de arrepiar!!!! Edward Hunter te...
  • A Pecadora e A Estrela do Diabo, dois livros para devorar!
    Dois estilos diferentes, mas muito bons... Petra Hammesfahr A Pecadora de Petra Hammesfahr  é um livro perturbador, um thriller psicológic...
  • C.J.Sanson,um grande contador de histórias
                                            .C.J. Sansom ,inglês e doutor em história recria a Londres do século XVI É simplesmente encantador...
  • Sangue no Inverno : 31 graus abaixo de zero....Que tal?
    Linköping - Suécia Neste verão escaldante, nada como ler e transportar-se para a fria Suécia, há 31 graus abaixo de zero. Fria, mas muito q...

Facebook

Eleonora Rizzo

Criar seu atalho

Atalhos

Andrea Camilleri (1) Andrew Vachss (1) Arnaldur Idridason Joan Theorin (1) Asa Larsson (1) Bicho Carpinteiro (1) c.j. sansom (1) Camila Lackberg (1) Chelsea Caim (1) Cláudia Tajes (1) Cristina Livramento (1) Dennis Lehane (2) Donna Leon (1) Eleonora Rizzo (1) Fred Vargas (1) Frederick Forsyth (1) Graham Greene (1) Henning MankellNesbo Jo (1) Ian Rankin e John Verdon (1) James Elloy (1) James Patterson (1) Jean-claude Izzo e Petros Markaris (1) Jean-Pierre Alaux e Nöel Balen (1) John Sandford (1) LARS KEPLER (1) Laura Lippman e Arnaldur idridason (1) Lawrence Block (1) Leonardo Padura Fuentes e Jose Latour (1) Livraria Londres (1) Luiz Alfredo Garcia-Roza (1) Manuel Vazquez Montalban (1) Matt Rees e Harlan Coben (1) Michael Connelly (2) Mons Kallentoft (1) os maravilhosos escritores gelados (1) PAUL CLEAVE (1) Petra Hammesfahr e Jo Nesbo (1) primeira impressão (1) Ricardo Piglia (1) Roslund e Hellstrom (1) Ross MacDonald (1) São Paulo Notas de Amor e Saudades (1) sensação 1 (1) sensações 2 (1) Stiag Larsson (1) Susan Hill (1) Tami Hoag (1) Val Mac Dermid (1) Val McDermind (1)

Visitantes

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.
 
 
© 2011 A Engolidora de Livros | Designs by Fab Themes & Web2feel

Bloggerized by DheTemplate.com & WordPress Theme 2 Blog