skip to main | skip to sidebar
  • Início
  • Administrar blog

A Engolidora de Livros

  • RSS
  • Facebook
  • Twitter
quinta-feira, 23 de junho de 2011
Postado por Eleonora às 15:14 3 comentários

Três mulheres que orgulhariam Agatha Christie

 
As mulheres se dedicam a literatura policial deste sempre. Temos damas renomadas e copiadas que tem  legados invejáveis. A única ,Agatha Christie, imprimiu seu estilo e seus personagens muito profudamente na memória de quem teve contato com seus livros e no gênero policial. Posso citar outras, como Ruth Rendell P.D. James ...claro, que hoje são em número muito maior e espalhadas por todos os cantos do planeta.  Escolhi três mulheres, européias e escritoras para comentar, Fred Vargas que ambienta seus romances na França, Donna Leon que escolheu o perfeito cenário de Veneza para suas histórias e Val McDermid uma escocesa de mão cheia para a arte do suspense.

Esta é Fred Vargas, pseudônimo da historiadora de arqueóloga medievalista, Frédérique Audion-Rozeau, nascida em 57 em Paris que faz  parte uma família de intelectuais e artista. A companhia da Letras publicou 5 livros da autora : Fuja Logo e demore para voltar, O homem do avesso, O homem dos círculos azuis, Relíquias sagradas e Um lugar incerto.  Fred Vargas participa ativamente de movimentos sociais e defende a anulação da sentenção do também escritor italiano Battisti, ela conduziu e publicou uma investigação onde demonstra que houve fraude no julgamento.Este Battisti é o que esta no Brasil agora e vem causando bastante polêmica. Basta colocar no google Fred e Battisti e você terá detalhes sobre o assunto.

Este foi o meu primeiro contato com a autora, gostei muito é um dos meus preferidos. O personagem da maioria das histórias é um delegado chamado Adamsberg, um figura muito especial..




 Neste Adamsberg investiga a morte de dois jovens que tem a garganta cortata e um possível fantasma em sua casa...


Este é o lançamento deste ano, Adamsberg e seu assistente vão a um encontro de policiais em Londres e acabam envolvidos em investigações sinistras que vão do cemitério de Highgate até uma distante aldeia da Sérvia. Muito Bom.






Esta Donna Leon ,nascida em Nova Jersey (1942), professora e escritora. que em sua juventude, viajou e estudou pela Europa.
Seus livros, traduzidos em vinte e três línguas são um fenômeno comercial e de crítica na Europa e nos Estados Unidos. Vive há mais de 20 anos em Veneza  onde seu personagem o comissário Guido Brunetti faz longas caminhadas nos levando por esta cidade mágica e única, só estes momentos já valem a leitura, mas tem mais, Donna é muito talentosa, e suas histórias são interessantes e reveladoras sobre os venezianos e sobre o comportamento do povo italiano.


Fui apresentada a Donna Leon pelo meu grande amigo e renomado jornalista Lauro Schirmer, daí para frente li tudo que encontrei traduzido...Morte no teatro la fenice é um dos meus preferidos.




 A morte de um travesti coloca Brunetti em ação....uma trama com final surpreendente.


Veneza, quase embaixo da água.....A ficção policial de Donna Leon novamente vai além de vítima e criminoso, tirando proveito do contexto sociopolítico e dos mistérios e charme de sua cidade cenário, agora envolta nas brumas que dão o tom sinistro a essa história de violência e dissimulação.


Esta é Val Mcdermid, uma escocesa que trabalhou como jornalista até 1991 e há 10 anos se dedica exclusivamente a literatura. Seus livros são uma cobinação de mistério histórico e triller psicológico, quase todos ambientados na Inglaterra e na Escócia. Ganhadora de vários pêmios e admirada nos quatro cantos do mundo ela constroi seus personagens e cenários de forma sólida e profunda.Ela nos revela as sombras da alma e a raiz extremamente humana dos comportamentos transgressores e violentos. Quase sempre nos lembrando das consequências de cada ato e como o passado pode encontrar o presente e trazer a tona o que gostaríamos de esquecer....


Quando chuvas torrenciais de verão revelam um cadáver estranhamente tatuado nas encostas de Lake District, a região dos lagos ingleses,uma antiga lenda local, ganha uma nova e palpitante vida...Gostei demais deste livro...Jane Gresham, personagem principal desta história é uma mulher interessante que busca a verdada intensamente.


Na época, parecia ser um mistério insolúvel: uma herdeira milionária e seu filho são sequestrados em Fife, Escócia, e, após uma operação de resgate malsucedida, a mulher morre e a criança desaparece sem deixar vestígios.
Vinte e cinco anos mais tarde, uma jornalista, na Toscana, descobre uma possível pista, mas a investigadora Karen Pirie, especialista em casos arquivados, não alimenta muitas esperanças de solucionar aquele abominável crime.
Este é um dos meus favoritos, mais uma vez as mulheres tomam conta da trama, Faz o estilo que eu adoro, comece e não pare mais...uma delícia!



Mais um vez o passado vem para o presente para eludicar um assassinato que aconteceu  há 25 anos.Às 4 da manhã de uma madrugada congelante , quatro estudantes embriagados encontram o corpo de uma garota estuprada e assassinada jogado sobre a neve, eles se tornam os únicos suspeitos do crime.
25 anos depois a polícia decide reabrir o caso ,tento ainda como suspeitos só  os 4 que encontraram o corpo .Aí ,dois dos envolvidos , aparecem mortos de forma estranha...os dois sobreviventes só tem uma opção, encontrar o verdadeiro assassino que há mais de duas décadas matou Rosie.

Se você tiver interesse em conhecer melhor qualquer uma das escritoras que citei, há uma farto material sobre elas na internet. Seus livros, você encontra na Livraria Londres, fale como Paulo que ele consegue para você.Livraria Londres, tel 33124582, Osvaldo Aranha,1182.







Marcadores: Donna Leon, Fred Vargas, Val Mac Dermid Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

3 Responses so far.

  1. Os Olhos de Alice says:
    23 de junho de 2011 às 20:23

    parecem mulheres maravilhosas....a Donna Leon é a nossa cara!!! hehe

  2. Sexo c/ Amor? says:
    24 de junho de 2011 às 14:54

    Da Agatha Christie eu li tudo, acho. Estas moças aí eu não conhecia, fiquei curiosa.

  3. Anônimo says:
    25 de junho de 2011 às 11:54

    quiserem experimentar....acho que vão gostar...das meninas escritoras!!!Bjs

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga
Assinar: Postar comentários (Atom)

Seguidores

Sobre mim

Minha foto
Eleonora
Ver meu perfil completo
Impressões e sensações.
Estou no centro de Porto Alegre, em plena Praça(espedaçada)da Alfândega.E Aqui, começa, uma conversa sem interlocutor...um solilóquio...Hoje esta meio frio,meio úmido,e é quase o meio do ano...Minhas novidades vem dos livros, eles tem me acompanhado desde de sempre e desde sempre penso em começar a escrever. Afinal sou meio jornalista, meio poeta e estou prá lá do meio da minha vida...então neste meio outono ou meio inverno...vou finalmente começar...

Postagens populares

  • Camila Läckberg, uma sueca que faz sucesso em 30 países
    Camilla Läckberg nasceu em 1974, em Fjällbacka, Suécia . Antes de se tornar uma das mais conhecidas escritoras de romances policiais do mund...
  • Dois livros pra quem gosta de fortes emoções
    Se prepare!!!!Este é um lirvo eletrizante....Paul Cleave tira o folêgo de seus leitores com uma história de arrepiar!!!! Edward Hunter te...
  • A Pecadora e A Estrela do Diabo, dois livros para devorar!
    Dois estilos diferentes, mas muito bons... Petra Hammesfahr A Pecadora de Petra Hammesfahr  é um livro perturbador, um thriller psicológic...
  • C.J.Sanson,um grande contador de histórias
                                            .C.J. Sansom ,inglês e doutor em história recria a Londres do século XVI É simplesmente encantador...
  • Sangue no Inverno : 31 graus abaixo de zero....Que tal?
    Linköping - Suécia Neste verão escaldante, nada como ler e transportar-se para a fria Suécia, há 31 graus abaixo de zero. Fria, mas muito q...

Facebook

Eleonora Rizzo

Criar seu atalho

Atalhos

Andrea Camilleri (1) Andrew Vachss (1) Arnaldur Idridason Joan Theorin (1) Asa Larsson (1) Bicho Carpinteiro (1) c.j. sansom (1) Camila Lackberg (1) Chelsea Caim (1) Cláudia Tajes (1) Cristina Livramento (1) Dennis Lehane (2) Donna Leon (1) Eleonora Rizzo (1) Fred Vargas (1) Frederick Forsyth (1) Graham Greene (1) Henning MankellNesbo Jo (1) Ian Rankin e John Verdon (1) James Elloy (1) James Patterson (1) Jean-claude Izzo e Petros Markaris (1) Jean-Pierre Alaux e Nöel Balen (1) John Sandford (1) LARS KEPLER (1) Laura Lippman e Arnaldur idridason (1) Lawrence Block (1) Leonardo Padura Fuentes e Jose Latour (1) Livraria Londres (1) Luiz Alfredo Garcia-Roza (1) Manuel Vazquez Montalban (1) Matt Rees e Harlan Coben (1) Michael Connelly (2) Mons Kallentoft (1) os maravilhosos escritores gelados (1) PAUL CLEAVE (1) Petra Hammesfahr e Jo Nesbo (1) primeira impressão (1) Ricardo Piglia (1) Roslund e Hellstrom (1) Ross MacDonald (1) São Paulo Notas de Amor e Saudades (1) sensação 1 (1) sensações 2 (1) Stiag Larsson (1) Susan Hill (1) Tami Hoag (1) Val Mac Dermid (1) Val McDermind (1)

Visitantes

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.
 
 
© 2011 A Engolidora de Livros | Designs by Fab Themes & Web2feel

Bloggerized by DheTemplate.com & WordPress Theme 2 Blog